5 curiosidades sobre Marrakech

IMG_9323

Cada vez mais as pessoas se interessam pelo Marrocos e Marrakech continua sendo o principal destino dos turistas que visitam o país. Só no primeiro semestre de 2016, cerca de 4,2 milhões de turistas passaram pelo país, de acordo com os dados do Observatório de Turismo do Marrocos, e 59% desses turistas visitaram Marrakech e Agadir, outra cidade bastante procurada, onde encontramos lindas praias e um clima mais ameno no verão.

Por isso, quero contar mais cinco curiosidades sobre Marrakech:

1 – Marrakech é turística, sim, mas é uma das cidades mais tradicionais do país. Casablanca e Rabat, as duas maiores cidades do Marrocos, onde encontramos os centros político e econômico, são mais abertas, encontramos marroquinas vestidas sem as tradicionais burcas e djellabas, de vestidos e saias mais curtas. Aqui em Marrakech, não. Quem não usa as roupas tradicionais usa calça, blusa, mas nada do corpo à mostra. Esse tradicionalismo também se reflete no comportamento, nas chamadas para as orações, que ouvimos em alto e bom som por toda a cidade, todas as vezes. O mesmo não acontece em Casablanca e Rabat. Outro dia, meu vizinho, que é piloto de avião da Royal Air Maroc, veio conversar sobre um abaixo assinado para uma mesquita recém-inaugurada e que fica no mesmo quarteirão do nosso condomínio parar de chamar para a oração das 5h da manhã. O som do alto falante é absurdamente alto. Outro dia, pulei da cama achando que o moço estava dentro do meu quarto chamando para a reza. A atitude dele é MUITO moderna para a nossa cidade. O pedido ainda não foi atendido, mas pelo amor de Allah, DEIXEM O PILOTO DORMIR!!!!!!!

2- Aqui, chinelo é Louboutin. Se for Havaianas, então, nem se fala. Chiquérrimo!! Homens e mulheres usam chinelos de borrada e de couro o tempo todo, mesmo que às vezes de roupa social. Todas as Havaianas aqui têm a bandeira do Brasil na tira, diferente das nossas do Brasil. Além disso, Ipanema também vem ganhando espaço;

3- Se você andar pela medina e na hora de negociar um preço você disser “Je suis Marrakechi, j´ habite ici”, pronto, seu desconto será maior! Falar que você mora em Marrakech e é um Marrakechi dá a eles um tremendo orgulho. Mas não conta para eles que te contei, tá?!

4- Os termômetros aqui mentem. E muito. Quando as temperaturas ultrapassam os 48 ou 49 graus, você raramente saberá disso. Mesmo se entrar em sites como Weather Channel. Há um grande receio de afastar os turistas por conta do calor, por isso, preferem manter sempre tudo na casa dos 40. Mas, todo verão, os Marrakechis sofrem com mais de 50 graus. Em julho, pegamos 55 graus e os marroquinos têm um aplicativo que mostra a verdadeira temperatura e nos mostraram. Para você ter uma ideia do que é isso, o freezer descongelou, mesmo fechado, mesmo ligado, mesmo em baixíssima temperatura. Depois desse dia, ainda ficamos com cerca de 52 graus por mais uns 3 dias até que tudo voltou ao normal, na casa dos 45 ou 47 graus;

5- Não é raro você ver pastoreio de ovelhas no meio de Marrakech. Aliás, é bem comum. Se houver um terreno vazio, com plantas, grama etc, em pouco tempo vai aparecer um pastor e suas ovelhinhas. Eles costumam vir no fim do dia e se recolhem a noite com seu rebanho em áreas no entorno do centro de Marrakech.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s