Desafio 30 receitas marroquinas: Falafel

FullSizeRender

Aqui, duas paixões nacionais: grão de bico e cominho. A receita de falafel é super simples e versátil, porque você pode assar, fritar e servir numa refeição ou então de entrada, naquele momento entre amigos que pede um petisco para acompanhar. A massa pode ter uma pequena variação de acordo com o cozimento do grão de bico. Se você cozinha-lo e na sequência for fazer a massa, ele estará mais úmido e isso pode deixar a massa mais mole, nesse caso você precisará de alguma farinha para dar liga. Pode ser farinha de trigo, de milho, de aveia, de linhaça, de arroz. A que você quiser. Caso cozinhe e deixe na geladeira de um dia para o outro, ou por algumas horas, a massa ficará mais seca e aí precisará colocar um pouco de água para processar tudo. O ponto da massa é: se for assar, precisa conseguir fazer uma bola com as mãos sem que o bolinho desmorone. Se for fritar, você precisará moldar os bolinhos com duas colheres de forma que quando você o deixe cair no óleo ele permaneça inteiro. De qualquer forma, não é uma massa absolutamente firme. É isso que o deixa macio por dentro. E a massa fica craquelada assim mesmo, caso você asse.

Ingredientes:

2 xic de grão de bico

3 dentes de alho

½ cebola

1 maço de salsinha

Sal, pimenta do reino e cominho a gosto (se tiver pimenta síria é melhor!)

Azeite

Farinha e água – se necessário

Modo de fazer:

Deixe o grão de bico de molho de um dia para o outro, trocando a água pelo menos 3  vezes. Cozinhe e reserve a água do cozimento caso precise na hora de processar. Em um processador, bata o grão de bico, o alho, a cebola e a salsinha. Isso irá demorar cerca de 5 minutos para processar totalmente até que você não veja nenhum pedaço de nada. Vá acrescentado o azeite conforme a massa bate. Após bater totalmente você avalia se precisa de farinha. Durante o processo você avalia se precisa de água para ajudar no processamento. Caso não tenha processador, pode bater no liquidificador.

Quando a massa estiver pronta, molde pequenas bolas e coloque em uma assadeira forrada com papel manteiga. Amasse levemente com a ponta dos dedos para achatar o bolinho e facilitar na hora de assar. Não mexa nos primeiros 30 minutos porque pode desmoronar. Asse por 40 a 45 minutos em forno a 200 graus.

Caso vá fritar, molde os bolinhos com a ajuda de duas colheres de sobremesa e despeje no óleo quente.

Voilà! Sirva quentinho!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s