11 motivos para conhecer o Marrocos

A vida aqui é diferente, sim, muito diferente e esse talvez seja o maior convite para você vir conhecer o Marrocos. Mas, além do que Glória Perez já mostrou em O Clone, tem muito mais coisas para você descobrir aqui! O Marrocos é um país de várias nuances, o que surpreende a maioria dos brasileiros, ao menos. Todos acham que vão vir e ver só mulheres de burca e medinas abarrotadas de pessoas, mas não. Você pode ver tudo isso aqui, ó:

  1. Praias

O país é um grande destino para os surfistas e para os amantes de praias, sim. São várias cidades que você pode escolher como Al Hoceima, Essaouira, Targhazout, Dakhla, Nador, Agadir, dentre outras opções. No verão, algumas cidades como Al Hoceima e Essaouira fervem de pessoas de todo o país e da Europa também. Para o surf, alguns points são muito procurados no outono e no inverno quando as ondas aparecem com força.

  1. Montanhas

Outro dia eu ouvi de um cliente nosso que uma amiga dele tinha o sonho de conhecer o Alto Atlas. Achei curioso alguém querer conhecer o Marrocos mais pelo relevo do que pela cultura, apesar de que conhecer o Alto Atlas é carregar muito mais do que 32kg de bagagem cultural. E é realmente uma região linda. A porta de entrada principal é Marrakech. Aliás, Marrakech tem um plano arquitetônico que não permite construções acima de 70m de altura, o que permite que você veja o Atlas de diversos pontos da cidade, sendo que ele está há cerca de 60km daqui. Na montanha, no inverno, temos neve e estações de ski. Nas outras estações, passeios a cavalo, camelo, bicicleta (Alô, Morocco Imperial Bike!) e muitos montanhistas procuram a região para grandes trekkings até o cume do Jbel Toubkal, o ponto mais alto do país, na cordilheira do Alto Atlas, com mais de 4 mil metros de altitude.

  1. Comida

Realmente, a comida aqui é muito boa. Mas isso vai além do tempero e entra no campo da qualidade do que eles servem. Tajines e cuscuz com muitos legumes, pastas de berinjela, abobrinha, cenoura feitas de formas especialíssimas, e para quem gosta de carne, o famoso carneiro marroquino é definitivamente a preferência nacional.

  1. Gentileza

Esbarramos com pessoas gentis e dispostas a ajudar em todos os cantos. Há uma lenda do muçulmano ser fechado, olhar torto para os estrangeiros que não se vestem como eles, mas isso não existe. Há uma certa timidez de vez em quando, mas não uma grosseria ou descaso. Eles amam receber e recebem muito bem

  1. Souks

Visitar as medinas e os souks nas ruas é voltar ao passado. É uma experiência inexplicável. Entender como os povos se organizavam e viviam antigamente e ver que até hoje isso é assim em países como o Marrocos nos surpreende muito. Além disso, as opções de compras dentro das medinas é sempre insuperável! A mulherada pira!

  1. Deserto

Já contei aqui sobre a experiência de dormir no deserto e certamente esse é um passeio que todos devem fazer um dia. O cérebro custa a realizar o que os olhos veem. É um cenário tão distante do Brasil que realmente parece que foi montado ali para que você se sinta dentro de um filme, mas é tudo real.

  1. Cultura

O Marrocos está cheio de manifestações culturais por toda parte. Quando o dia termina, as praças ficam repletas de shows de música típica, apresentações, danças. Existem vários restaurantes com apresentações de dança do ventre, danças árabes. A cada passo vemos alguma dança, música, apresentação típica. Além, obviamente, da religião e dos hábitos islâmicos que nos fazem parar para pensar em nossas próprias crenças, independente de qual seja a sua religião.

  1. Esportes

Aqui tem espaço para todo mundo: tem ski no inverno, golf em campos oficiais em hotéis 5 estrelas e em campos púbicos mantidos impecavelmente pelo rei, tem bicicleta por trilhas, estradas (Alô, Morocco Imperial Bike de novo!), tem wakeboard em cable park, tem surf, tem corrida em montanha e corrida no deserto, trekking, escalada, kart em grandes e estruturadas pistas, cavalgadas, enfim, aqui você não deixa de praticar o esporte que mais ama porque as opções são inúmeras!

  1. Hotéis

Você pode escolher se quer ficar em um riad típico, com um jardim a céu aberto no meio do hotel, com serviço impecável, comida deliciosa, ou em um hotel 5 estrelas moderno com tudo de melhor que encontra nos hotéis europeus, americanos ou brasileiros, em um hostel limpo e arrumado e com arquitetura bem típica também, ou em um hotel 3 estrelas muito bem organizado, com ótima comida, quartos espaçosos. E todos com preços bem convidativos!

  1. Arquitetura e cores

É realmente encantadora a arquitetura daqui. Tudo tem centenas ou milhares de anos, muita coisa feita a mão, colunas enormes entalhadas em madeira pelos povos mais antigos, cerâmicas centenárias, projetos grandiosos que nos fazem pensar: como fizeram isso há tantos anos?? As cores e as misturas de cores são surpreendentes! E muitas casas, museus, mesquitas e praças foram coloridas com pigmentos naturais extraídos de minerais, plantas etc.

  1. Facilidades

Não é difícil chegar aqui, como muitos imaginam. Do Brasil, temos voo direto com 9h de duração para Casablanca saindo de São Paulo e do Rio de Janeiro. Para vir para Marrakech você pode vir via Casablanca ou via Europa. Vários voos saem todos os dias de várias cidades europeias e em 1, 2, 3 ou 4h você está aqui. Também pode vir de Casablanca de trem. As línguas faladas aqui são francês, darija – o árabe marroquino -, e berbere, mas se você não fala nenhuma delas, não tem problema. No norte do país, muitos falam espanhol por conta da proximidade e da colonização espanhola. Nos outros lugares todos se esforçam para te entender. Nos hotéis, falam inglês. E em todos os casos, você conta com a gente para te ajudar e traduzir tudo para o português (Alô, Morocco Imperial Bike de novo de novo!). Você pode se vestir normalmente, não precisa se cobrir toda para andar pelas cidades. Você é turista e o país tem sua economia girando em grandessíssima parte em torno do turismo, ou seja, keep calm.

E aí, consegue escolher um só motivo para conhecer o Marrocos?

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s