Desafio 30 receitas marroquinas: Brownie surpresa

Dai você olha essa foto de um incrível brownie de chocolate com cobertura e tudo e pensa: “O ingrediente da receita do #desafio30receitasmarroquinas de hoje é chocolate!”, certo? Errado! O ingrediente base desse brownie é uma fruta que não pode ser mais a cara do Marrocos: tâmaras.  As tâmaras são o ingrediente surpresa para deixar o brownie tão úmido que eu mal consegui cortar para a foto… desmoronou tudo!

A tâmara é rica em fibras, potássio, cobre, vitaminas como a tiamina, riboflavina, niacina, ácido fólico, vitamina A, K, e é altamente energética. Por isso, o brownie com tâmara e chia é uma boa opção para aquele lanchinho pré-treino. Aqui no Marrocos ela é encontrada em toda esquina, de diversos tipos. Encontramos lindas tamareiras no deserto e elas realmente dão em abundância no país.

Essa é uma receita simples, que não usa batedeira nem liquidificador, e que pode ser feita na versão gordinha e na versão magrinha. Aqui eu fiz na versão magrinha, sem glúten e sem lactose e com açúcar de coco.

Ingredientes:

Massa

2 xícaras de tâmaras picadas sem caroço

¾ xícara de farinha de chia

1 xícara de farinha de arroz ou outra sem glúten de sua preferência

4 ovos

1 xícara de cacau em pó

½ xícara de óleo de coco

1 xícara de açúcar de coco

1 colher de sobremesa de bicarbonato de sódio

1 e ½ xícara de água quente

1 colher de sobremesa de fermento em pó

Recheio e Cobertura

300ml de leite de amêndoas

4 colheres de sopa rasas de cacau em pó

2 colheres de sopa rasas de açúcar de coco

2 colheres de sopa cheias de amido de milho

Modo de fazer:

Massa

Coloque as tâmaras picadas, sem caroço, em um recipiente e coloque por cima o bicarbonato de sódio. Acrescente a água quente (pode ferver, desligar o fogo e esperar 1 minuto antes de colocar nas tâmaras) e espere 1 minuto. Vai começar a borbulhar e assim que as bolhas diminuírem um pouco você amassa as tâmaras com um garfo para que elas se dissolvam. Reserve e deixe esfriar. Em outro recipiente, peneire a farinha de arroz, a farinha de chia, o açúcar e o cacau e misture bem. Bata os 4 ovos levemente com um garfo e acrescente à mistura das tâmaras, juntamente com o óleo de coco. Mexa bem e misture os ingredientes secos aos molhados, misturando tudo devagar com um fuet. Coloque em 2 formas redondas de 20cm de diâmetro e leve para assar por 30 minutos.

Recheio e Cobertura

Em uma panela, misture todos os ingredientes menos o amido de milho. Mexa bem até dissolver tudo e ferver. Quando começar a ferver, dissolva o amido de milho em um pouco de água e misture na panela, mexendo bem até engrossar. Desligue quando tiver consistência de mingau.

Para montar, basta esperar o brownie esfriar, desenformar e cobrir com o recheio de chocolate e leite de amêndoas. Coloque a outra massa de brownie por cima e cubra com o restante da cobertura. Leve à geladeira por 20 minutos antes de servir para ficar mais firme e não desmoronar na hora do corte.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s