Desafio 30 receitas marroquinas: Zaalouk

IMG_1517

Vamos continuar o #desafio30receitasmarroquinas e desta vez usaremos a amada e idolatrada berinjela. Estou pra ver um povo que ame mais berinjela que os árabes. Tanto no Oriente Médio quanto aqui na África, é um dos legumes mais utilizados nas receitas. Já vi várias e várias receitas marroquinas que levam berinjela como base. Os benefícios da berinjela são vários: ajuda a regular a glicose no sangue, é rica em fibras solúveis e insolúveis (polpa e casca), contém ferro, zinco, potássio, cálcio, ferro, magnésio, vitamina K, vitaminas do complexo B, antioxidantes, além de ajudar a controlar os níveis do colesterol. E hoje, vamos fazer a Zaalouk, uma salada que leva pouquíssimos ingredientes e deliciosa. Você pode servi-la como uma pasta, com pães e torradas.

Ingredientes:

2 berinjelas médias

3 dentes de alhos amassados

4 tomates sem pele e sem sementes

Salsinha a gosto

Pimenta do reino a gosto

1 colher de café de curry

Sal a gosto

1 pitada de cominho

Modo de fazer:

Coloque as duas berinjelas na boca do fogão aceso para defuma-las. Deixe elas lá e vá virando até que você perceba que as cascas estão secas e começam a soltar da berinjela. O cheiro de defumado pela casa ficará um pouco forte, então recomendo que faça com uma coifa ligada ou janelas abertas. Deixe o fogo baixo para defumar a berinjela sem queimá-la.

Depois de “queimar” a berinjela na boca do fogão, deixe esfriar e tire a casca, deixando só a polpa. Em uma panela, refogue o alho e quando dourar, acrescente o tomate picado sem pele e sem semente e refogue por 3 minutos, até começar a murchar. Acrescente a berinjela, o sal e os temperos e refogue por mais 5 minutos. Quando desligar, coloque a salsinha e deixe esfriar para servir. Regue com um pouco de azeite na hora de servir e voilà!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s