Vamos continuar o #desafio30receitasmarroquinas e desta vez usaremos a amada e idolatrada berinjela. Estou pra ver um povo que ame mais berinjela que os árabes. Tanto no Oriente Médio quanto aqui na África, é um dos legumes mais utilizados nas receitas. Já vi várias e várias receitas marroquinas que levam berinjela como base. Os benefícios da berinjela são vários: ajuda a regular a glicose no sangue, é rica em fibras solúveis e insolúveis (polpa e casca), contém ferro, zinco, potássio, cálcio, ferro, magnésio, vitamina K, vitaminas do complexo B, antioxidantes, além de ajudar a controlar os níveis do colesterol. E hoje, vamos fazer a Zaalouk, uma salada que leva pouquíssimos ingredientes e deliciosa. Você pode servi-la como uma pasta, com pães e torradas.
Ingredientes:
2 berinjelas médias
3 dentes de alhos amassados
4 tomates sem pele e sem sementes
Salsinha a gosto
Pimenta do reino a gosto
1 colher de café de curry
Sal a gosto
1 pitada de cominho
Modo de fazer:
Coloque as duas berinjelas na boca do fogão aceso para defuma-las. Deixe elas lá e vá virando até que você perceba que as cascas estão secas e começam a soltar da berinjela. O cheiro de defumado pela casa ficará um pouco forte, então recomendo que faça com uma coifa ligada ou janelas abertas. Deixe o fogo baixo para defumar a berinjela sem queimá-la.
Depois de “queimar” a berinjela na boca do fogão, deixe esfriar e tire a casca, deixando só a polpa. Em uma panela, refogue o alho e quando dourar, acrescente o tomate picado sem pele e sem semente e refogue por 3 minutos, até começar a murchar. Acrescente a berinjela, o sal e os temperos e refogue por mais 5 minutos. Quando desligar, coloque a salsinha e deixe esfriar para servir. Regue com um pouco de azeite na hora de servir e voilà!