Mitos e Verdades: A negociação na hora da compra

Há muitos mitos e verdades acerca do dinheiro no Marrocos. E por dinheiro entende-se: quanto as coisas valem, qual o preço, quanto você paga e como negocia. Aqui, dinheiro chama d´argent, que significa prata, material precioso que foi usado como moeda até o fim o século XIX. E a moeda chama-se Dirham (MAD). Não é uma moeda muito forte, como podemos perceber pela cotação do Dólar, que vale 9,5 vezes mais, em média, e do Euro, que vale 10,5 vezes mais, na média também.

Portanto, senhoras e senhores, nosso querido e amado Real vale mais ou menos 2 a 3 vezes mais que o Dirham. Quando nossa economia entrar nos eixos e o Dólar voltar para a casa dos 2, voltaremos a ter um Real 4 a 5 vezes mais forte que o Dirham, já que aqui a nossa conversão é sempre feita em cima do Dólar.

Enfim, com Dólar ou Euro transbordando dos seus bolsos, vamos ao que interessa, vamos às compras!

Você entrou na Medina e se apaixonou por um kaftan maravilhoso que custa 300 MAD. Olhou para sua BFF, que te acompanha nessa viagem incrível e falou “Miga, sua loka! Olha que lindo! Todo bordado, de algodão mara, super delicia! Vou arrasar em Trancoso e custa só 30 dólares! Vou levar já! Na verdade, quero um de cada cor!”. O que significa que sua compra vai dar 3.000 MAD porque na loja tem 10 cores diferentes. O que fazer agora?

A) Tira os 3.000 MAD da carteira e paga sem falar nada

B) Pega a carteira na mão, dando a entender que você vai pagar, mas negocia com o vendedor

C) Desiste da compra, afinal você está acima do peso e vai ficar horrorosa em qualquer uma das cores dos kaftans na praia. Aliás, não vá a praia!

Calmaaaaaa, culega! Brincadeirinha! Você ta mara! Ta com o corpo da Pugli! Continua comprando e escolhe a opção B, a negociação. Existe um mito e uma verdade sobre a negociação das compras. O mito é: você paga o quanto quer. Isso é mentira. Alguns vendedores até te perguntam quanto você pagaria por aquele produto, mas isso não quer dizer que ele aceita o valor que você coloca. E a verdade é que você sempre pode negociar, sim. Árabes são negociadores desde a época da minha tatatatatatatatatatatatataravó.

Sendo assim, você fala para o vendedor: “Quanto você faz nos 10 kaftans?”. Ele vai te responder em 99% dos casos: “Para você vou fazer o meu melhor preço: 2.800 MAD”. É obvio que ele pode baixar um pouco mais, mas não seja loka, miga, e não fale para ele cobrar 1.000, ok?! Chuta um pouco menos, tipo 2.400 e veja a resposta. Ele pode topar ou pode subir um pouco, e assim você vai negociando. Tem que sentir a personalidade de cada vendedor. Tem os mais abertos, os mais fechados. Tem os que não dão desconto nenhum, inclusive. É mais ou menos como a gente negociava o horário para chegar da balada com nossos pais. Eles falavam 2h da manhã, você falava 5h e acabavam concordando com 3h45 e você chegava às 6h porque você sempre foi loka, né, miga!?

Não saiam negociando tudo a um valor muito mais baixo que o preço da etiqueta porque pode parecer desrespeitoso. Pesquisar é sempre a melhor saída, porque em vários casos, há uma variação muito grande de preço. Por isso, na agência do meu marido <momento merchand – chama a Araci!>, nós sempre levamos os clientes nos melhores lugares para cada tipo de coisa que querem comprar: roupa, sapato, produtos de beleza, casas especializadas em óleo de argan, chapéus, lenços, objetos de decoração. Tudo! Já sabemos onde temos a melhor qualidade, o melhor preço e nós mesmos negociamos para os clientes, já que a facilidade da língua e conhecimento do perfil do vendedor é um dos nossos atrativos. <fim do merchand>

Estamos entendidos? Negociem, mas negociem bem. Lembrem sempre das negociações com os pais… quando a gente chutava o balde e falava que ia voltar às 7h da manhã íamos direto pro castigo e a balada era cancelada. E, sinceramente, eu não perderia essa balada aqui no Marrocos 🙂

<só para finalizar o merchand, o nosso instagram é @moroccoimperial e nosso site é www. moroccoimperialbike.com.br >

 

 

 

2 comentários Adicione o seu

  1. asmanz disse:

    hahaha adorei.. principalmente o merchand!!

    Curtir

  2. hadi disse:

    Amei o Merchand!!! Te Amo te esposa miga loka kkkkkkk

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s